Projetos

Fibrauto e CaetanoBus aliam-se ao INEGI na criação de autocarro seguro

A Caetano Bus, o maior fabricante de carroçarias e autocarros em Portugal, aliou-se ao INEGI para inovar na área da sinistralidade rodoviária. O projeto, que junta a empresa, o instituto e a Fibrauto, tem como objetivo criar uma nova geração de autocarros com soluções inovadoras que contribuam para garantir a segurança do condutor e passageiros em caso de colisão frontal ou capotamento.

Os autocarros são, em comparação com outros veículos, mais estáveis e seguros. Porém, todos os anos ocorrem acidentes nas estradas portuguesas, e a Caetano Bus quer criar novas respostas para minimizar ao máximo as consequências de eventuais acidentes, nomeadamente nos autocarros de turismo e urbanos elétricos que fabrica.

A ideia é aplicar novos conceitos de engenharia no domínio da segurança passiva, isto é, na esfera de soluções que atuam não para prevenir um acidente, mas após este ocorrer para reduzir a sua gravidade.

Para responder a este desafio, a equipa está a desenvolver “soluções de reforço estrutural recorrendo a configurações multimateriais”, e soluções em caso de capotamento, suportadas na “otimização geométrica da estrutura e introdução de zonas híbridas metálicas com elevadas taxas de absorção de energia”, explica Pedro Moreira, responsável pelos desenvolvimentos técnicos do projeto no INEGI.

Paralelamente, também estão a ser estudadas “configurações modulares, baseadas em dispositivos mecânicos, que permitam transladar a zona do motorista para longe do perigo”, acrescenta.

Nesta fase, a equipa do INEGI tem a seu cargo a realização de simulações numéricas e ensaios reais de capotamento e embate frontal às estruturas atuais dos autocarros. Informação que vai servir de base à criação de novas soluções e melhorias técnicas, quer ao nível da estrutura da carroçaria, quer ao nível de sistemas mecânicos e de materiais.

O projeto “CRASH – Novas soluções tecnológicas de segurança passiva para autocarros” em copromoção é cofinanciado pela União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico.

 

Noticia publicada no site do INEGI – www.inegi.pt

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *